Neurofisio Intensiva

Como a Realidade Virtual beneficia a reabilitação

A tecnologia se encontra em constante desenvolvimento. A cada dia nos surpreendemos mais e mais, principalmente com o progresso computacional que hoje nos proporciona a oportunidade de desempenharmos atividades reais em ambientes virtuais sem a necessidade da sua exposição direta. Mais conhecida como Realidade Virtual. Ela é uma tendência tecnológica que além de entretenimento, está sendo explorada com muito êxito em tratamentos de vários setores da medicina, oferecendo um conjunto quase infinito de técnicas como, por exemplo, em casos psiquiátricos, processos terapêuticos, reabilitação, fobias e até mesmo treinamentos para futuros médicos.

 

 

                        

  
 

                                     

Os óculos VR e o videogame Xbox 360 são os aparelhos mais comuns para se ver no auxílio desses tratamentos.  E aqui na Instituição não é diferente. Segundo a fisioterapeuta Dayane Paião, o uso do vídeo game Xbox ganhou muita popularidade entre os jovens, justamente por ele reconhecer e entender os comandos do corpo que acaba deixando a atividade mais dinâmica e envolvente. Sendo esse o diferencial que vem fazendo a transformação entre os pacientes, que se sentem motivados com o processo.

Além de divertido ele ainda contribui com ganhos funcionais como a recuperação parcial ou total da coordenação, o equilíbrio, a estimulação da atividade cerebral, ganho de resistência e força muscular e também a capacidade de aumentar a concentração. Isso tudo na maioria das vezes sem até mesmo o paciente perceber, já que estão tão entretidos, que quando se dão por conta, já estão fazendo coisas/ movimentos que até então tinha dificuldade em fazer.
 

Esse ambiente imersivo conduz nossos pacientes para um meio de realidade virtual que foge da rotina das sessões, fazendo com que eles fiquem mais ligados às tarefas que realizarão. Vale lembrar que a Clínica Neurofisio Intensiva tem uma equipe de profissionais que vai desde fisioterapeutas a psicopedagogas que são responsáveis por esses acompanhamentos, que devem ser muito bem monitorados para que os pacientes exerçam todas as atividades de modo correto, porém, cada um com suas limitações.


 


Para saber mais sobre esse método desenvolvido pela Neurofisio Intensiva, entre em contato pelo telefone (18) 3916-6524 e agende um horário.

 

 

x Close

Like Us On Facebook

Tire suas dúvidas