Compreendendo a microcefalia

A microcefalia é uma má formação do feto que tem como característica o tamanho da cabeça e do cérebro, fazendo com que eles sejam menores em relação aos de uma criança normal. Essa alteração pode ser percebida ainda no ultrasom, porém há casos em que o problema só é descoberto após o nascimento, em consultas médicas.
As causas da microcefalia podem incluir doenças genéticas ou infecciosas, exposição a substâncias tóxicas ou desnutrição. Patologias como rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose, zika vírus, consumo de cigarro, álcool ou drogas durante a gravidez, HIV materno, uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer também podem influenciar no surgimento da má formação.
Dependendo do grau da microcefalia, sendo o mais grave quando detectado ainda na gestação, pode ocorrer o aborto espontâneo. Nos casos mais leves, a criança precisará de cuidados por toda a vida. Essa situação dependerá muito do quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e quais partes foram mais comprometidas, levando em conta o desenvolvimento da criança no decorrer do crescimento.
Quanto mais cedo o tratamento começar, melhor será a qualidade de vida da criança, pois a microcefalia não tem cura. Ainda assim, é possível que o paciente tenha uma vida normal por meio da terapía.
As crianças com microcefalia podem ter graves consequências como atraso mental, paralisia, convulsões, epilepsia, autismo e rigidez dos músculos. O tratamento adequado para estas crianças é o multidiciplinar, que engloba as especialidades: fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e psicologia.
Na Clínica Neuroifisio Intensiva é realizada intervenções terapeuticas para pacientes com esta condição, com o intuito de melhorar no desenvolvimento, levando em conta as limitações do indivíduo, para que o profissonal responsvél esquematize a terapia de acordo com as necessidades.

Agende uma visita gratuita